5 sinais de que você precisa fazer terapia
Ficar triste, enfrentar alguns períodos de estresse e se sentir como se estivesse sem rumo faz parte do dia a dia de cada um de nós, que vivemos em uma realidade extremamente competitiva e com excesso de exposição e informação. Esses sentimentos, na verdade, ajudam a estimular nossa reflexão sobre quem somos e quais caminhos queremos seguir, resultando no nosso crescimento. Mas, em alguns casos, a tristeza e o estresse se tornam frequentes e algumas pessoas não conseguem lidar com essas turbulências sozinhas.
Vale citar que, mesmo no século XXI, muitas pessoas ainda não buscam o auxílio profissional de um psicólogo ou psiquiatra por achar que fazer análise é sinal de fraqueza ou coisa de gente louca. Mas a ajuda de um profissional tem se mostrado extremamente importante para solucionar as questões que afligem a mente do ser humano. O psicólogo o ajudará a encontrar o melhor caminho para enfrentar os seus desafios e conseguirá, junto contigo, transformar você em uma pessoa mais confiante, madura e segura de si e de suas possibilidades. Vamos, então, conferir cinco sinais de que a terapia seria importante no seu caso?
Sente muito desânimo
Forte indício que de algo não vai bem, o desânimo pode prejudicar a rotina de qualquer pessoa, que passa a não ver mais graça em atividades que antes eram motivo de prazer e felicidade, como encontrar amigos ou família, fazer um exercício físico ou viajar, por exemplo. Por isso, a terapia se faz fundamental para o indivíduo que se encontra em um grau avançado de desânimo e apatia, para que ele volte, através do tratamento, a ter prazer e a enxergar alegria nas coisas simples do seu dia a dia.
Passou por um trauma
Para grande parte das pessoas, a superação de um trauma, como a perda de um emprego ou a de um ente querido, é algo natural. Entretanto, especialistas no assunto acreditam que a terapia passa a ser fundamental quando o indivíduo deixa de viver de forma tranquila por conta do trauma vivido. Isso porque cada um lida com seus problemas de uma forma diferente e, enquanto uns conseguem superar sozinhos episódios traumatizantes como um assalto, por exemplo, outros precisam da ajuda de um profissional para se reequilibrarem novamente.
Sofre algum mal-estar físico
Dores insistentes de estômago e de cabeça se enquadram na lista dos sintomas físicos que indicam que o nervosismo e o estresse passaram da conta. Isso porque o organismo acaba sendo prejudicado por questões emocionais e, nessas situações, o melhor a se fazer é procurar auxílio profissional como uma maneira de alívio das tensões. O psicólogo o ajudará a encarar da melhor maneira os seus problemas, para que você os solucione da forma adequada.
Tenta fugir dos problemas
Uma forma bastante comum que a geração atual tem para esquecer e fugir dos problemas é, infelizmente, exagerar na ingestão de substâncias como cigarro e álcool. Esse comportamento indica que a mente precisa anestesiar de alguma forma o sentimento negativo. A falta de apetite e a compulsão alimentar também fazem parte do desequilíbrio emocional que indica a tentativa de fuga dos problemas. Portanto, fique em alerta, pois estes são fortes sinais de que se faz necessária a sessão de terapia.
Possui reações intensas
Ter reações frequentes de raiva, tristeza e ansiedade são sinais de que algo está fora do eixo e de que há muito desequilíbrio psicológico, especialmente se estes sentimentos começarem a prejudicar a convivência com outros indivíduos no trabalho ou em casa. Se o pessimismo e a tristeza forem intensos e repetidos, chega o momento de começar a fazer terapia. As sessões o ajudarão a enfrentar os contratempos do cotidiano com maturidade, em busca do autoconhecimento. E, o mais importante, sem afetar negativamente a si mesmo e a ninguém ao seu redor.
A terapia vai ajudá-lo a identificar um problema que não é tão óbvio, mas que atrapalha sua vida. Por isso é fundamental procurar o apoio de um psicólogo: ele o auxiliará a encarar da melhor forma cada dificuldade de sua rotina. Não hesite em buscar suporte para viver o seu cotidiano de modo mais equilibrado e feliz.
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.