Terapia Infantil
É hora de pensar nisso?
Seu filho passou por alguma situação traumática, tem apresentado comportamento diferente em casa e na escola ou está com dificuldade para realizar algumas atividades? Se você observou essas ou outras características e está com dúvidas sobre como lidar com essa situação, um psicólogo certamente poderá ajudá-lo (a), por meio da terapia infantil.
Quando é a hora de levar a criança ao psicólogo?
Abaixo listo alguns problemas de comportamento ou dificuldades mais comuns, associados ao sofrimento em crianças e nas pessoas que convivem com ela. Verifique se seu (a) filho (a) está passando por algo do tipo e fique alerta sobre a frequência, que pode ser um indicativo de que está na hora de procurar a ajuda de um psicólogo.
- Irritabilidade;
- Choro excessivo;
- Dificuldade para aceitar regras e limites;
- Isolamento em casa ou na escola;
- Dificuldade para fazer amigos;
- Agressividade;
- Ansiedade;
- Xixi na cama com frequência;
- Dormir com a luz acesa;
- Falta de concentração;
- Problemas na fala;
- Impulsividade e/ou excesso de agitação;
- Dificuldades de aprendizagem;
- Dificuldade ao se afastar fisicamente dos pais;
- Medos exagerados ou incompatíveis com a idade;
- Relacionamento conturbado com irmãos;
- Recusa em ir à escola;
- Falta de autonomia e excesso de insegurança;
- Excesso de desprendimento e de comportamentos de risco.
Estes são sintomas comuns que crianças podem apresentar em determinadas fases da infância. Em muitos desses casos, o tratamento envolve muito mais uma orientação do psicólogo para que os adultos saibam lidar com a situação.
O que é terapia infantil?
A terapia infantil é uma vertente da psicologia e tem como finalidade melhorar a qualidade de vida da criança, ajudando a identificar seus medos e suas insatisfações. Além disso, a terapia infantil busca contribuir com o bem-estar da família, prevendo e solucionando problemas com as crianças.
Como o psicólogo desenvolve os atendimentos
Primeiramente, o psicólogo vai ouvir a queixa dos pais e fazer várias perguntas sobre a criança, desde o seu nascimento até os dias atuais, bem como seu andamento na escola e sua rotina em casa, o que come, o que bebe, como brinca, etc. A metodologia possibilita conhecer mais profundamente a criança, incluindo seus medos, comportamentos e sentimentos. Por isso, é sempre recomendado que na primeira sessão esteja presente somente o (ou os) responsável (eis).
O tempo do tratamento varia conforme o caso e o método utilizado. O compromisso do profissional é ajudar os pais a desenvolverem melhor a capacidade de lidar com a criança após terem conhecimento do que está afligindo o filho.
Benefícios da terapia infantil
Os benefícios do tratamento psicológico infantil promovem a saúde mental, o alívio da ansiedade e das situações que causam desconforto na criança. O profissional busca resolver a questão pontual que causou a mudança de comportamento e entender melhor o ambiente ao seu redor. Ao aprender a se relacionar com as pessoas, a criança constrói a sua autoestima e certamente se tornará um adulto mais seguro.
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.