É possível eliminar o estresse?
A rotina de qualquer pessoa, hoje em dia, tem tudo para ser muito estressante. Temos que conjugar muitas funções ao mesmo tempo – nos sentimos obrigados a sermos bons profissionais, estudantes, cônjuges, pais, amigos… Com tanto tempo dedicado ao trabalho, no trânsito e realizando outras tarefas diárias, é difícil conseguir cuidar da saúde mental. Não é a toa que muitas das pessoas que vivem uma rotina agitada procuram a ajuda de um psicólogo para dar conta de tudo.
Mas, digamos que você já descobriu que seus problemas – a ansiedade, a irritação, a falta de concentração, o princípio de depressão – são ocasionados por estresse. É possível eliminá-lo de vez de sua vida? Vamos falar sobre isso nesse texto.
É possível eliminar o estresse de vez?
A verdade é que frequentamos ambientes estressantes diariamente. Seja com a família, que pode apresentar conflitos difíceis de conviver, seja na escola ou faculdade, que trazem desafios diários e muita competição, ou ainda no trabalho, que é um ambiente de pressão constante, o estresse estará presente.
Podemos dizer, então, que eliminar o estresse completamente não é possível? A resposta é que sempre teremos que lidar com situações que nos irritam ou preocupam, mas é possível, sim, não deixar o estresse contaminar todas as partes de sua vida e evitar as doenças físicas e psicológicas causadas por ele. O principal segredo é aprender a lidar e a administrar o estresse no dia a dia, reagindo corretamente às situações de pressão enfrentadas nos mais diferentes tipos de ambiente. Um psicólogo consegue te auxiliar perfeitamente nesse sentido porque, durante as sessões e depois de bastante diálogo, ajudará você a enxergar as origens do sentimento e a melhor forma de enfrentá-lo.
Como lidar com o estresse?
Existem muitas maneiras de lidar com o estresse. Muitas delas são mais prejudiciais do que benéficas. Por exemplo, talvez você consuma muito álcool ou fume quando está estressado. Muitas pessoas descontam o estresse na comida ou deixam de comer quando estão muito nervosas. Outras, ainda, passam horas na frente de televisão ou dormem demais. Essas são maneiras compulsivas e pouco saudáveis de enfrentar – ou de evitar enfrentar – o problema.
Algumas das formas mais saudáveis de lidar com o estresse são:
Arranje tempo para se divertir
Muitas pessoas negligenciam o poder do lazer. Mas, tirar um tempo todos os dias para fazer algo por prazer, é essencial. Você pode praticar esportes, ouvir música, ler, exercitar sua criatividade, etc.
Evite estresses desnecessários
Muitas vezes, nós mesmos acabamos incluindo mais situações estressantes em nossas vidas. Você pode evitar isso aprendendo a dizer não para o que não quer fazer e evitando o encontro com pessoas e situações que não te fazem bem e que sugam a sua energia.
Mude a situação
Às vezes, nossa fonte de estresse é algo que pode ser resolvido com um pouco de planejamento e organização. Por exemplo, se a origem do estresse for um trabalho atrasado, você pode, a partir desse instante, priorizar essa atividade ecomeçar a organizar melhor seu tempo.
Aceite o que não pode mudar
A fonte do estresse, muitas vezes, pode ser algo que não pode ser mudado. Nesses casos, o melhor a fazer é aceitar. Ninguém consegue controlar tudo e todos nesse mundo. Aceite, perdoe e siga em frente.
Procure ajuda
Quando a quantidade de estresse for demais para lidar sozinho, não hesite em procurar ajuda. Um psicólogo pode auxiliá-lo a descobrir as causas do estresse e a encontrar uma boa maneira de lidar com ele. Além disso, conversar com um especialista sobre o assunto já pode aliviar sua carga – você certamente já se sentirá melhor depois de algumas consultas.
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.