Conheça os diferentes tipos de estresse
Quem comenta com um amigo ou familiar que está se sentindo estressado, muitas vezes nem imagina que existem diferentes tipos de estresse. Dependendo do nível, o estresse pode ser classificado em agudo, agudo episódico e crônico. Conhecer o nível de estresse e procurar um psicólogo quando necessário pode ser a chave para melhorar os indesejáveis sintomas.
Estresse agudo
Esta é a forma de estresse mais comum. É aquela que resulta do excesso de demandas e de pressões no dia a dia. No estresse agudo, a emoção se manifesta em doses menores, mas causa muito cansaço. Se não for cuidado e dosado pode levar a distúrbios psicológicos, dores de cabeça e musculares, além de desajustes no sistema digestivo.
A maioria das pessoas consegue reconhecer os sintomas e causas do estresse agudo e, assim, fica mais fácil de controla-lo e trata-lo. Os sintomas mais comuns são:
- Irritabilidade, ansiedade e depressão;
- Tensão muscular, dor de cabeça, nas costas e no maxilar;
- Problemas de estômago e intestino, como azia, flatulência, diarreia ou constipação;
- Elevação da pressão arterial, taquicardia, sudorese, falta de ar, dor no peito e tonturas;
Qualquer pessoa pode sofrer de estresse agudo. O lado bom é que ele pode ser administrado e tratado facilmente com a ajuda de um psicólogo.
Estresse agudo episódico
Este tipo de estresse acomete aqueles que sofrem frequentemente de estresse, cuja vida está sempre desorganizada, com pressa, sob pressão. É comum entre as pessoas que assumem muitas atribuições ao mesmo tempo e parece que sempre acontece algo errado com elas.
São pessoas que apresentam um alto nível de irritabilidade e mau humor, estão sempre ansiosas e tensas. Às vezes, até passam uma imagem hostil. Têm um forte senso competitivo, impaciência e sensação de urgência em todo o tempo. E, quase sempre, são inseguros.
Para estas pessoas, o perigo é sempre iminente e, por isso, elas sofrem de preocupação constante. Sua visão é pessimista, o que provoca tensão, excitação, ansiedade e depressão.
Os sintomas do estresse episódico agudo são a excitação, dor de cabeça persistente, enxaqueca, hipertensão, dor no peito e doenças cardíacas. Seu tratamento requer ajuda do profissional em psicologia.
Estresse crônico
É o estresse de longo prazo, não tem manifestações emocionais tão fortes, mas provoca desgaste, destruindo o corpo e a mente. Normalmente é causado por problemas familiares constantes, casamento infeliz e carreira insatisfatória.
Ocorre quando a pessoa não consegue ver saída para a situação em que vive, quando as pressões parecem ser intermináveis e ela perde o ânimo e a esperança.
Algumas vezes pode resultar de experiências traumáticas ou ocorrências da infância que foram internalizadas e ainda afetam negativamente a personalidade. Crenças, convicções e paradigmas arraigados também podem influenciar o estresse crônico.
Por fazer parte da vida da pessoa, muitas vezes ela não se dá conta de que sofre com esse tipo de estresse, o que pode agravá-lo mais ainda. É diferente do estresse agudo, que causa sintomas facilmente reconhecidos.
O estresse crônico pode levar ao ataque cardíaco, ao acidente vascular cerebral e até ao câncer. Devido ao esgotamento físico e mental de longo prazo, os sintomas deste tipo de estresse são de difícil tratamento e exigem acompanhamento médico e psicológico.
Tratamento com psicólogo
Seja qual for o tipo ou o nível de estresse, o ideal é procurar a ajuda de um psicólogo assim que os primeiros sintomas forem percebidos. Com orientação e tratamento realizados logo no início da manifestação, o problema pode ser tratado muito mais rapidamente.
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.