Conheça cinco dicas para trabalhar a autoestima
A autoestima é algo que construímos desde a infância e que é influenciada pelas opiniões e incentivos que recebemos por parte de pais e pessoas mais próximas a nós ao longo da vida. Mas, à medida que nos conhecemos melhor podemos trabalhar a autoestima com pequenas ações no dia a dia, visando melhorar cada vez mais e conquistar autoconfiança. Quando a autoestima é muito baixa e temos dificuldade em trabalhar as questões que a envolvem, o indicado é procurar a ajuda de um psicólogo.
Na nossa rotina, a mente está sempre lembrando de situações em que falhamos para garantir que fiquemos cientes deste fato. É por isso que precisamos de alguns mecanismos para combater o negativismo e aprender a trabalhar os pensamentos para que eles não influenciem negativamente a nossa autoestima.
A autoestima elevada nos capacita a ser feliz e aumenta nosso bem-estar e produtividade. Vamos listar agora algumas dicas para trabalhar a autoestima.
Cinco dicas para trabalhar a autoestima
Autoconhecimento
É necessário se conhecer bem e saber quais atitudes e emoções influenciam diretamente nossa autoestima para que possamos evitá-las ao longo do dia. Assim, não permitirmos a queda da autoestima. O ideal é valorizar as atitudes e atividades que elevam a estima e o apreço que temos por nós mesmos: cursos, palestras, consultorias e, sobretudo, a ajuda de um psicólogo, podem ajudar muito no autoconhecimento.
Evitar comparações
Temos que lembrar sempre que cada pessoa é única, com suas virtudes e defeitos. Não devemos nos comparar a ninguém, tampouco é saudável querer ser igual a alguém. Temos, sim, que conhecer nossos pontos positivos e procurar trabalha-los cada vez mais para que se destaquem em nossas atitudes diárias.
Ter bons relacionamentos
Estar com amigos para bater um papo e com pessoas que gostamos e que gostam de nós como somos ajuda o sentimento de pertencer e de estar ligado a um grupo. Isso ajuda muito a cuidar da autoestima. É importante reservar um tempo para cultivar relacionamentos de amizade e sentir que somos amados.
Cuidar de si mesmo
Fazer algo por nós mesmos todos os dias, tirar um tempinho para aquilo que gostamos de realizar e que nos traz bem-estar são atitudes que ajudam muito nesse sentido. Muitas vezes nos ocupamos em agradar ou atender os outros e esquecemos de nós mesmos, de nossas necessidades e prioridades.
Pensar positivamente
Fazer uma lista das coisas boas que já realizamos pode ajudar a encararmos a vida com mais positividade quando algum sentimento de derrota nos atinge. Lembrar de feitos que nos trouxeram alegrias e “degustar” essas memórias nos remete a pensamentos bons e eleva nossa positividade. Devemos, também, procurar ver sempre o lado bom dos acontecimentos. Quando vemos o lado positivo, sempre obtemos algum aprendizado para nosso dia a dia.
Trabalho do psicólogo
Quando a nossa autoestima está tão baixa e nenhuma dessas dicas é capaz de nos ajudar a trabalhar sozinhos para elevá-la, o ideal é procurarmos a ajuda profissional de um psicólogo.
Durante as sessões de terapia, o psicólogo:
- Descobre quais emoções e lembranças influenciam nossa autoestima;
- Avalia se existem preconceitos e paradigmas muito arraigados em nossa mente que nos influenciam negativamente;
- Desmistifica o que nos faz ter uma opinião ruim a respeito de nós mesmos;
- Através de técnicas, trabalha esses pontos e ressalta aquilo que temos de melhor;
- Nos conduz ao autoconhecimento;
- Nos leva a ter mais autoconfiança;
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.