Como a psicoterapia pode te ajudar a enfrentar os seus problemas?
Você se sente muito sobrecarregado para lidar com os seus problemas? Se a resposta for sim, saiba que você não está sozinho. Segundo dados da OMS, mais de 20% da população adulta sofrem de depressão, ansiedade ou possuem algum transtorno mental, como esquizofrenia. Um número significativamente alto da população precisa de ajuda para lidar com uma doença grave, com o ganho de peso ou para parar de fumar. Além disso, muitas pessoas enfrentam problemas em seus relacionamentos, dificuldade em conseguir um novo trabalho, estresse, abuso de álcool ou enfrentam outras dificuldades. Mas como lidar com essas questões? Um psicólogo ou um psicoterapeuta podem te ajudar muito na hora de enfrentar os desafios de superar as barreiras que estão impedindo o seu crescimento. Mas você sabe como esses profissionais atuam e como funciona a psicoterapia, por exemplo?
Psicoterapia
Com o tratamento psicoterápico é possível ter uma vida mais feliz, mais saudável e mais produtiva. A psicoterapia é um tratamento colaborativo baseado na relação entre o paciente e o psicólogo. A base fundamental da psicoterapia é o diálogo, que fornece um ambiente de apoio, que permite ao paciente falar abertamente sobre seus problemas e frustrações e obter um ponto de vista objetivo, neutro e imparcial. O paciente e o psicólogo devem trabalhar em conjunto para identificar e alterar padrões de pensamento e comportamento que permitam ao paciente sentir-se melhor.
O tratamento pretende resolver as questões que levaram o paciente a fazer um tratamento e também permite que ele aprenda novas habilidades para lidar de maneira mais eficaz com qualquer desafio que possa surgir no futuro.
Quando se deve considerar a psicoterapia como uma opção?
Algumas pessoas buscam a psicoterapia por se sentirem deprimidas, ansiosas ou por se sentirem muito solitárias. Outras buscam no procedimento psicoterápico ajuda para lidar com uma doença crônica que interfere no seu bem-estar emocional ou físico. Outras ainda têm problemas em curto prazo, pontuais e precisam de ajuda para poder resolvê-los. Por exemplo, algumas pessoas buscam apoio de um psicólogo para lidar com um divórcio, uma demissão ou o com luto pela morte de um parente.
A terapia pode ser benéfica nos seguintes casos:
- quando se sente um enorme sentimento de desamparo e uma tristeza prolongada,
- quando se sente que os problemas nunca serão resolvidos, apesar dos esforços e do apoio de familiares e amigos,
- quando sentem dificuldade de se concentrar nas tarefas do trabalho ou realizar qualquer outra atividade diária,
- quando se está preocupado demais, espera sempre o pior ou está constantemente nervoso.
- Quando apresenta ações prejudiciais, tais como o consumo de álcool em excesso, consumo de drogas ou comportamento agressivo.
Quais são os diferentes tipos de psicoterapia?
A psicoterapia possui métodos diferentes. Geralmente, os psicólogos tiram proveito de um ou mais métodos simultâneos para um completo tratamento. Cada perspectiva teórica atua como um roteiro para que o psicólogo atenda da melhor forma possível um paciente e crie soluções para os seus problemas.
O tratamento escolhido depende de uma variedade de fatores: a pesquisa psicológica atual, a orientação teórica do psicólogo e o tratamento mais adequado a cada situação.
A perspectiva teórica do psicólogo vai influenciar o modo como ele direciona uma consulta. Por exemplo, psicólogos que usam terapia cognitivo-comportamental tem um método mais prático de tratamento. O psicólogo pode pedir ao paciente para executar determinadas tarefas, concebidas para ajudar a criar habilidades mais eficazes para lidar com problemas. Muitas vezes, este método consiste em pedir que o paciente execute tarefas em casa. Além disso, o psicólogo pode pedir ao paciente para reunir mais informações, tais como o registro de suas reações a uma situação particular. O profissional também orienta para que o paciente coloque em prática novas habilidades entre as sessões, como pedir a uma pessoa que tenha receio de ir a lugares fechados que tente passar por essa experiência.
Por outro lado, os métodos psicanalíticos e humanistas geralmente têm como foco o diálogo, em vez da ação. As sessões são dedicadas a analisar as experiências em etapas anteriores da vida do paciente, para que tanto o paciente como o psicólogo entendam melhor as causas dos problemas atuais.
O psicólogo pode combinar elementos de vários estilos de psicoterapia. Na verdade, a maioria dos terapeutas não se limita a um método específico, mas, por outro lado, combina elementos de diferentes métodos de tratamento e adapta-se de acordo com as necessidades de cada paciente.
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.