Terapia Comportamental
Para saber se é hora de procurar um psicólogo, observe se, ultimamente, você tem apresentado emoções intensas, não consegue parar de pensar em um trauma pelo qual passou; dores de cabeça; baixa resistência? Toma remédio para suportar o dia a dia, baixo rendimento no trabalho, as coisas perderam a graça, cultiva relacionamentos desgastados?
Além disso, seus amigos e parentes começaram a notar mudanças em suas ações? A psicologia comportamental, nesses casos, é a mais indicada. Isso porque esta abordagem trata os pensamentos e sentimentos do paciente com o objetivo de aliviar esses sintomas e obter resultados em curto prazo.
Então, o que é a Abordagem Comportamental?
O tipo e a técnica utilizada pelo psicólogo da terapia comportamental busca identificar crenças e pensamentos distorcidos que o paciente tem de si próprio, faz com que ele perceba essa deformação e procure corrigi-la, gerando novos padrões de raciocínio.
A terapia comportamental é também indicada para quem tem problemas de depressão, ansiedade e perturbações relacionadas a traumas.
Psicólogo é um aliado do paciente
Os sintomas emocionais que descrevemos raramente passam sozinhos, por isso, é recomendado levá-los ao conhecimento de um psicólogo. É importante saber que existe um determinado tratamento para cada tipo de pessoa e para cada tipo de problema. Portanto, não se deixe levar pelos conselhos de familiares ou amigos que dizem: “Isso vai passar”, “Bobagem, desencana”, “Isso é coisa de sua cabeça”, “Você precisa superar”.
Ouvir isso só piora a situação. Tentar resolver nossos problemas sozinhos é sinal de autonomia, mas há situações que precisamos perceber que devemos ser tratados por quem tem conhecimento específico. Por isso, aceite o psicólogo como seu parceiro, aquele que estuda os problemas do comportamento e dos sentimentos e pode te ajudar. Não tenha receio nem vergonha de buscar tratamento. Afinal, todo mundo passa por períodos de estresse, tristeza, luto e conflito.
Psicólogo comportamental ensina técnicas para auxiliar o paciente
Durante a terapia comportamental será necessária uma aliança colaborativa entre paciente e psicólogo para que se consiga a resolução do problema. O paciente precisa agir com honestidade e estar disposto a enfrentar seus problemas a fim de superá-los. Durante as sessões, o terapeuta pode ensinar algumas técnicas ao paciente para apoiar o tratamento, obter resultados favoráveis mais rapidamente e para que o paciente possa agir de forma diferente quando confrontado com seus problemas fora do consultório.
A intenção é fazer com que a própria pessoa entenda os motivos de ela ter determinado problema e o porquê ela age de tal maneira. É na reflexão sobre seus comportamentos que o terapeuta consegue guiar o paciente para obter a cura. A terapia comportamental pode ser aplicada de diversas maneiras a indivíduos de distintas faixas etárias, casais, grupos e pessoas que buscam por tratamento.
Conheça algumas técnicas utilizadas na terapia comportamental
- Aceitação do problema.
- Métodos para reduzir a ansiedade.
- Revisão dos pensamentos negativos.
- Como enfrentar as situações que produzem medo.
- Técnicas que ajudam a melhorar a respiração e treinamento de relaxamento.
- Entre inúmeras outras técnicas que proporcionam benefícios a curto e longo prazo. Dê essa chance para você mesmo!
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.